O governo dos EUA finalmente reconheceu a existência da Área 51, de acordo com o Arquivo Nacional de Segurança, que publicou recentemente dados obtidos de relatórios da CIA “desclassificados”.
Os relatórios são ricamente detalhados constando inclusive com o mapeamento da área, anteriormente não reconhecida no Estado de Nevada.
O Arquivo de Segurança Nacional da Universidade George Washington, publicou um relatório intitulado “The Secret History of the U-2” sobre os aviões de espionagem que a CIA dependia durante a Guerra Fria.
As origens da Área 51 são fortemente ligada a história do U-2, para a qual a CIA precisava de uma instalação de teste confiável e secreta nos EUA
Eles (os pesquisadores) descobriram que em Groom Lake, no dia 12 abril de 1955, de acordo com “A Agência Central de Inteligência e Reconhecimento Aéreo”, uma história da CIA interna sobre o U-2 e uma outra aeronave batizada de OXCART.
OXCART foi o nome de código do programa para desenvolver o Lockheed A-12 de reconhecimento.
“Em 12 de abril de 1955, Richard Bissell e coronel Osmund Ritland (oficial sênior da USAF na equipe de projeto) sobrevoou Nevada com Kelly Johnson em um pequeno avião, em um trecho da História lê-se: “Eles avistaram o que parecia ser uma pista de pouso pavimentada de sal, conhecida como Groom Lake, perto do canto nordeste da Comissão de Energia Atômica (Atomic Energy Commission’s – AEC) em Nevada”.
Eles pousaram no leito seco do lago para que o grupo pudesse inspecionar mais de perto da área. Eles concordaram que Groom Lake seria um local ideal e pediram a AEC para adicioná-lo aos seus investimentos imobiliários no Estado de Nevada.
“O Presidente Eisenhower aprovou também a adição desta faixa de terreno baldio, conhecido pela sua designação no mapa como Área 51″. Os contornos da Área 51 são mostrados em mapas atuais não classificados como uma pequena área retangular ao lado do canto nordeste.
Nem todos esses detalhes eram segredo nos últimos 58 anos. Mas a desclassificação abre um mundo de possibilidades para que o público possa agora ser capaz de aprender sobre a Área 51.
“Isso marca o fim do segredo oficial sobre os fatos da Área 51″, afirmou Jeffrey Richelson, pesquisador sênior junto ao Arquivo Nacional de Segurança, que encontrou os documentos.
A história observa que os primeiros aviões foram entregues para a Área 51, em 25 de julho de 1955, e os primeiros testes de táxi começaram dois dias depois. O primeiro voo de teste ocorreu em 4 de agosto de 1955.
Em 1957, a CIA deixou a Área 51, mudando para uma base da USAF onde até hoje estão lotados os últimos aviões U-2.
Fonte: Cavok por Las Vegas Sun