Autistas são melhores em matemática que outras crianças, revela estudo

Engana-se quem questiona a inteligência de todas as crianças autistas.

Um novo estudo feito na Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, Estados Unidos, descobriu que elas têm um QI dentro da média geral, porém possuem um melhor desempenho em resolver problemas matemáticos do que crianças sem o transtorno.

Para os pesquisadores, isso pode ser explicado pela forma única em que o cérebro de pessoas com autismo é organizado. Ou seja, em pessoas com o transtorno existe uma maior atividade em áreas cerebrais que favorecem essa habilidade.

O trabalho está sendo publicado agora no periódico Biological Psychiatry.

Se, por um lado, crianças autistas apresentam problemas de interação social, como interpretar a expressão do rosto de uma pessoa, essa pesquisa mostrou que podem existir habilidades que são favorecidas pelo transtorno, como a capacidade de resolver questões matemáticas.

“Ser capaz de resolver uma questão numérica e ter um bom desempenho em matemática pode fazer uma grande diferença na vida de uma criança autista”, diz Vinod Menon, professor de psiquiatria da universidade e coordenador do estudo.

A pesquisa foi feita com 36 crianças de 7 a 12 anos – metade delas tinha autismo e todas apresentavam um QI dentro da média.

Ao realizarem testes acadêmicos, todos os participantes apresentaram desempenho normal em ler e escrever.

Porém, o desempenho médio das crianças autistas no teste de matemática foi superior ao das que não tinham o transtorno.

Fonte: Só Notícia Boa com informações da Veja.