Miniatura de raio trator de Star Trek é recriado por cientistas

Cientistas do Instituto de Instrumentos Científicos, da República Tcheca, e da Universidade de Saint Andrews, na Grã-Bretanha, deram mais um passo no desenvolvimento de técnicas de manipulação da luz, algo que pode ser fundamental para melhorar a eficácia dos exames médicos de variados tipos, como testes de sangue. Para ilustrar melhor o feito, pode-se dizer que, assim como em Star Trek, eles recriaram, em escala microscópica, um raio que atrai dois objetos.

O segredo da técnica está na descoberta de uma maneira de fornecer uma força negativa capaz de atuar sobre pequenas partículas. Desta maneira, os pesquisadores fizeram com que um feixe de luz, assim como em filmes de ficção científica, pudesse “pegar” o objeto e atraí-lo para a própria fonte luz.

Segundo Oto Brzobohatý, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, “estes métodos abrem novas oportunidades para a fotônica e aplicações científicas.” Esta técnica, que permite um ordenamento óptico de objetos microscópicos, de uma forma simples e acessível, pode ser essencial para o desenvolvimento de novas aplicações biomédicas. A base do estudo são as forças ópticas, descobertas pelo astrônomo alemão Johannes Kepler, em 1619, ao observar que as caudas de cometas sempre apontavam na direção contrária ao Sol. Essa força óptica é o que empurra as partículas em direção ao raio por fótons.

Fonte: Seu History