O código de trânsito determina que os veículos devem manter pelo menos 1,5 metro de distância dos ciclistas. Quem anda de bicicleta, porém, sabe que na prática isso quase nunca acontece e o problema se torna maior quando o veículo em questão também é maior: um ônibus.
Para tentar sensibilizar seus motoristas, a empresa de ônibus Itamaracá, de Recife, promoveu um treinamento: todos eles viraram ciclistas e tiveram de enfrentar as famosas ‘finas’, quando os coletivos passam raspando na bicicleta – no caso deles, a uma distância de cerca de 50 cm. “A proposta é sensibilizar os condutores para uma boa convivência com os ciclistas”, disse a diretora da empresa, Maria Amélia. Parece ter dado certo.
“O negócio é sério. Não é brincadeira não”, disse Fábio André, um dos motoristas, que afirmou sentir “aceleramento cardíaco” quando o ônibus passou raspando em sua bicicleta:
A iniciativa, parceria da empresa com a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife, é parecida com uma que já aconteceu em Florianópolis. Que ela se espalhe pelo Brasil.
Fonte: Revista Galileu