A Agência Espacial Europeia (ESA) vai usar as características peculiares do deserto do Atacama para testar novas tecnologias da área de robótica desenvolvidas para a exploração de Marte. Esta região no Chile foi escolhida para esta missão por ser um dos cenários naturais da Terra que mais se parece com o planeta vermelho. Os experimentos serão conduzidos a distância pelo centro de aplicações de satélites da ESA, localizado em Harwell, no Reino Unido. Este deve ser um primeiro passo até a realização da missão ExoMars, programada para 2018.
A escolha do local foi simples: basta olhar uma foto do deserto do Atacama para reconhecer as semelhanças com Marte. A área tem índice de umidade extraordinariamente baixo (é uma das regiões mais secas da Terra), consequentemente, há pouca vegetação e seu solo rochoso e avermelhado confere a esta paisagem um pouco do que poderia ser encontrado no Planeta Vermelho no nosso planeta.
Deserto de Atacama
Ali será testado a eficácia do veículo ExoMars, com seis rodas, e protótipos de três dos seus instrumentos principais de pesquisa: uma câmera panorâmica, um radar de detecção geológica do subsolo e um dispositivo de captação de imagens com uma definição de uma milésima parte de um milímetro.
Fonte: Seu History