Linguístas reconstituem língua falada há milhares de anos antes de Cristo

Como será que era falar e ouvir a língua protoindo-europeia, da qual teriam descendido grande parte dos idiomas atuais da Europa e Ásia Meridional? Esta pergunta foi feita durante muito tempo por inúmeros pesquisadores, que usaram os mais variados métodos para reconstruir a antiga língua mãe, falada por um povo que existiu entre 4.500 e 2.500 a.C e que não deixou registros escritos. Escute o áudio da pronúncia da língua

Em 1868, o linguísta August Schleicher conduziu uma reconstrução do vocabulário protoindo-europeu por meio de um sistema comparativo de seus idiomas derivados, como o sânscrito, o grego, o latim e o alemão. A partir disso, ele criou um conto para ser lido, chamado “A Ovelha e o Cavalo”. Agora, outro linguísta, Andrew Byrd, da Universidade de Kentucky (EUA), atualizou o experimento, acrescentando informações obtidas por outras descobertas sobre o idioma protoindo-europeu para realizar uma nova “edição” do conto.

O próprio Byrd já havia feito sua própria versão da antiga língua em 1990, uma breve parábola inspirada no Rig Veda, o Livro dos Hinos em sânscrito, que foi o primeiro Veda (escrituras sagradas do hinduísmo), e que evoca o deus Varuna. O resultado é uma interessante proposta que conduz a uma viagem linguística e sonora por milhares de anos.

Mapa das migrações indo-européias. Base da colonização do território europeu.

Fonte: Seu History por Archaeology.org