Pais são de importância vital no desenvolvimento do bebê.

bebe_

A maioria dos pais quer fazer qualquer coisa para ajudar seu bebê a aprender a se desenvolver, e realmente podem fazer muito para o crescimento das crianças. Na verdade, grande parte dos pais já está ajudando o bebê sem se dar conta disso. Os especialistas dizem que cada cantiga de ninar, palavra, contato visual ou abraço que o bebê recebe, ajuda no desenvolvimento.

“Para se desenvolverem normalmente, os bebês precisam de mais do que comida”, diz Meri Wallace, terapeuta infantil e autora de vários livros relacionados ao tema. “Tudo que é feito de forma sensível e carinhosa ajudará no desenvolvimento do bebê. Um bebê que não recebe esse carinho, mesmo sendo alimentado e trocado com regularidade, não se desenvolverá normalmente.”

Durante o primeiro ano de vida, o bebê se desenvolve de várias formas: fisicamente, cognitivamente e emocionalmente. Mas nos primeiros meses, a parte mais importante do desenvolvimento da criança é a confiança e a ligação com os pais, diz Wallace. “As crianças aprendem a sentar, ficar em pé e andar. É um processo de amadurecimento que acontece em algum momento, mas a construção do vínculo e da confiança em si mesmo não ocorre sem a ajuda dos pais”, explica.

É claro que o bebê também terá grandes progressos no desenvolvimento físico e cognitivo durante seu primeiro ano de vida, diz o Dr. Robin Chernoff, diretor de uma unidade de comportamento familiar do Johns Hopkins Children’s Center. O primeiro ano de vida é marcado pelo desenvolvimento da coordenação motora fina (levantar coisas e mover objetos de uma mão para outra) e da coordenação motora grossa (engatinhar e caminhar).

Mesmo que durante os primeiros 12 meses de vida os bebês sussurrem, balbuciem, e até digam algumas palavras (como “mamãe” e “papai”), a linguagem não se desenvolverá muito até o segundo ano.

Segundo Wallace, os pais são de importância vital no desenvolvimento do bebê. Não é possível acelerar o processo de desenvolvimento, ou seja, o bebê começa a andar quando está pronto para isso. Mas o processo pode ser protelado se os pais não colaboram. “Se o bebê é mantido no berço o tempo todo, irá demorar mais para aprender a andar”.

Fonte: Uol