Os brinquedos sempre fizeram parte da infância, mesmo quando os pais não tinham condições financeiras de comprá-los. Além disso, não se tinha tanta oferta de objetos como se tem hoje – por isso, o que fazia sucesso eram os brinquedos construídos com o reaproveitamento de materiais.
Para agradar as crianças, vale transformar sucata em objetos divertidos, veja abaixo algumas opções.
Pé de lata
Materiais necessários:
– 2 latas de mesmo tamanho (achocolatado ou leite em pó, por exemplo)
– 2 cordas de 1,2 m (pode ser um pedaço de varal de roupas)
Como fazer:
Faça dois furos no fundo de uma lata, cada um em uma extremidade. Em seguida, passe uma corda pelos furos e una as pontas com um nó bem forte dentro da lata. Coloque a tampa. Repita o procedimento com a outra lata. Ainda é possível decorar o pé de lata pintando, colando retalhos de plástico, tecidos ou papel. O desafio da brincadeira é se equilibrar em cima das latas segurando nas cordas.
Bambolê
Materiais necessários:
– 1,5 m de mangueira de gás ou outro tipo de mangueira rígida
– Fita crepe
– Arroz, pedrinhas, guizos ou sementes
Como fazer:
Uma as pontas da mangueira fazendo um aro. Para que o bambolê faça barulho ao ser movimentado, coloque arroz (ou outro material listado acima) dentro da mangueira. Feche o aro utilizando a fita crepe e está pronto para ser usado. A brincadeira é simples, mas divertida: coloque o bambolê na cintura e rode o máximo de tempo. Quando deixá-lo cair, perde a vez.
Atenção: Para crianças menores, o recomendado é 60 cm de mangueira.
Pipa feita com jornal
Materiais necessários:
– Quadrado de folha de jornal com lados de 32 cm
– Linha
– Palito
Como fazer:
Comece dobrando a folha de jornal ao meio para marcar o papel. Forme um triângulo e, em seguida, abra toda a folha deixando a marca em posição vertical. Em seguida, vire para trás a ponta de cima.
Usando um palito, faça um furo em cada uma das outras pontas. Depois, passe uma linha, de cerca de 30 centímetros, nos furos das pontas direita e esquerda.
Para fazer a rabiola, corte 70 centímetros de linha e amarre tirinhas de jornal nela, uma seguida da outra. Prenda esse fio na ponta de baixo. Finalize colocando a linha do carretel no centro do fio preso nas laterais.
Soltar pipas é uma prática que ainda encanta a muitas crianças, mas é preciso ter o cuidado de não brincar em locais perigosos, como lajes, e não utilizar cerol.
Os anos passam e algumas brincadeiras continuam a fazer sucesso. Além de proporcionar diversão, elas mantêm vivas histórias e tradições de um povo.
Fonte: CicloVivo