A irreverência de Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da Apple, não é nenhuma novidade, mas um desejo seu ainda desconhecido foi revelado nesta semana: Jobs queria se vestir de Willy Wonka, da Fantástica Fábrica de Chocolates, e reproduzir a história do filme com o comprador do iMac de número 1 milhão. Ken Seagall, autor do livro Insanamente simples: a obcessão que leva a Apple ao sucesso (Insanely Simple: The Obsession That Drives Apple’s Success, no original em inglês), descreve como o ex-CEO, falecido em outubro, planejava toda a ação.
As informações são do Mac Rumors.”Assim como Wonka fez no filme, Steve queria colocar um bilhete premiado dourado na caixa do iMac de número 1 milhão, e anunciar o fato.
Quem quer que fosse que abrisse a caixa sortuda ganharia o valor do iMac de volta e voaria para Cupertino, onde ele ou ela (e, presume-se, um acompanhante da família) faria um tour pelo campus da Apple”, descreve o livro. “Steve já tinha até instruído a um time de design interno que criasse um protótipo do bilhete dourado, que ele mostrou para nós. Mas a cereja do bolo é que Steve queria fazer o serviço completo.
Ele queria conhecer o vencedor sortudo e vestir-se com todo o figurino de Wonka.
Sim, completo, com o chapéu e o terno.”A proposta de Jobs teria surgido um pouco antes do lançamento do iMac, em 1998, e seria uma forma de celebrar a ressurreição da companhia – que afundava antes de o cofundador da empresa voltar a bordo para transformá-la na potência que é hoje.
Segundo a descrição do livro, quando o ex-CEO deu a ideia, as pessoas que estavam na sala ficaram muito empolgadas, além de impressionadas com a animação do próprio Jobs.
O iMac alcançou mais de um milhão de unidades vendidas. Mas a ideia não foi levada a diante porque a Apple descobriu que a Califórnia, estado em que está a sede da empresa, tem uma lei que só permite que promoções do gênero sejam abertas a todas as pessoas, independente de terem comprado o produto ou não.
Isso significava que talvez o vencedor fosse alguém que nem tinha um iMac, ou que nem era um fã da marca de Cupertino, e Jobs desistiu da promoção.
Fonte: Terra