Uma série de 22 negativos foi encontrada no abrigo Cabo Evans, ocupado pelo pioneiro Robert Falcon Scott, líder da expedição Terra Nova, que chegou ao Polo Sul há mais de um século. A Fundação Antartic Heritage Trust obteve os filmes que, apesar de estarem totalmente congelados, puderam ser recuperados. As imagens revelam a paisagem da Antártida de então, onde se vê, por exemplo, o Estreito de McMurdo ou a Ilha de Ross, na qual um dos grupos expedicionários ficou preso no gelo.
Especula-se que o autor das imagens tenha sido Arnold Spencer-Smith, fotógrafo que acompanhou a expedição. Além das paisagens, as fotografias mostram os participantes, entre eles o cientista responsável Alexander Stevens.
Diversos barcos costumam ficar presos nas águas do continente gelado, como o caso do Akademik Shokalskiy que, recentemente, ficou encalhado por alguns dias, com 52 passageiros a bordo. Felizmente, a ajuda chegou de maneira rápida, tanto por mar como por terra, algo impensável há um século, quando muitas vezes era preciso esperar mais de um ano pelo resgate.
Confira algumas imagens abaixo
Fonte: Seu History