O óleo de peixe pode ajudar a prevenir contra o Alzheimer e também aumentar o tamanho cérebro, que diminui com a idade e com a doença de Alzheimer..
Uma pesquisa feita nos EUA, pela Universidade de Dakota do Sul, em Richmond, Virginia, mostra que as pessoas com níveis mais elevados de ômega-3, os ácidos graxos – encontrados no óleo de peixe – também podem ter volumes cerebrais maiores na velhice.
Isso seria o equivalente a preservar em até dois anos a saúde mental, de acordo com o novo estudo, publicado na Revista “Neurology”.
Por isso, os britânicos vem sendo orientados a comer peixe pelo menos duas vezes por semana, incluindo uma porção de peixes “gordurosos”.
Os mais ricos em ômega-3 são os peixes com mais óleo, como o arenque, a cavala e a sardinha.
Na pesquisa, os níveis de ômega-3 foram testados em 1.111 mulheres, que fizeram parte do Estudo da Saúde da Memória das Mulheres.
Após oito anos, quando as mulheres tinham idade em torno de 78, foram feitos exames de ressonância magnética para medir o volume do cérebro.
Aquelas que tinham níveis mais elevados de ômega-3 tiveram o volume do cérebro maior.
O autor do estudo, James Pottala, disse que os níveis mais baixos de ácidos graxos foram ligados ao cérebro de menor porte.
“Esses níveis mais elevados podem ser obtidos por uma dieta e o uso de suplementos, e os resultados sugerem que o efeito sobre o volume do cérebro é o equivalente a retardar de 1 a 2 anos a perda normal de células cerebrais, que vem com o envelhecimento”, destacou Pottala.
Os que tinham níveis mais elevados de ômega-3 também apresentaram volume 2,7 por cento maior na área do hipocampo, centro da memória-chave do cérebro.
Na doença de Alzheimer, o hipocampo começa a encolher, mesmo antes de os sintomas aparecerem.
Fonte: Só Notícia Boa com informações do Daily Mail.