Conheça as tecnologias do futuro que você verá em 2014

tecnologias-do-futuro-em-2014-1

O Conselho de Tecnologias Emergentes do Fórum Econômico Mundial previu quais serão as tendências tecnológicas que, em 2014, estarão à frente das mudanças globais. De acordo com especialistas do mundo inteiro, estas são cinco das tecnologias que, ainda neste ano, passarão do futuro ao presente:

Interface cérebro-computador

tecnologias-do-futuro-em-2014-2

Interfaces que permitem a leitura e a interpretação de ondas cerebrais por computadores já apresentaram êxito clínico, possibilitando que pessoas tetraplégicas consigam mover suas próprias cadeiras de rodas. Em pouco tempo, podem se tornar uma ferramenta informática de uso diário.

Aparelhos eletrônicos adaptados ao corpo humano

Além dos dispositivos portáteis externos, como pulseiras ou o Google Glass, o futuro aponta para a eletrônica adaptada ao corpo humano – inclusive debaixo da pele. Trata-se de sistemas que monitoram as batidas cardíacas, ou os níveis de estresse. Quem utilizar esse tipo de equipamento conseguirá informações em tempo real sobre sua saúde.

Monitores sem telas

tecnologias-do-futuro-em-2014-3

Em 2013, foi desenvolvido um display de vídeo holográfico de baixo custo, com a resolução padrão de um monitor de computador. Será 2014 o ano das imagens 3D projetadas no ar? O monitor sem tela também pode ser projetado diretamente na retina de uma pessoa.

Microbioma humano terapêutico

O projeto do Microbioma Humano afirma que mais de 10 mil espécies de micróbios habitam o ecossistema humano. A atenção, atualmente, está focada no microbioma intestinal, e no seu efeito sobre doenças, desde infecções à diabetes. A produção de agentes terapêuticos que compreendem um subconjunto de micróbios presentes no intestino saudável encontra-se em fase de desenvolvimento clínico, com o objetivo de dar maior eficácia a alguns tratamentos médicos.

Análise Preventiva

Com dados obtidos por dispositivos inteligentes móveis e algoritmos de aprendizagem especializados, é possível construir modelos detalhados do ser humano. Isso pode ser útil no planejamento urbano, na medicina personalizada e na sustentabilidade.

Fonte: Seu History