Uma simples injeção de uma proteína, a FGF1, foi capaz de reverter a níveis normais a glicose no sangue de ratinhos com diabetes tipo 2.
A pesquisa realizada por norte-americanos abre caminho para novos medicamentos contra a doença.
De acordo com o estudo, coordenado por cientistas do Salk Institute for Biological Studies, nos EUA, e publicado na revista científica Nature, o tratamento com esta proteína consegue não apenas controlar os níveis de açúcar no sangue, como também reverter a falta de sensibilidade à insulina.
Os remédios disponíveis no mercado para controle da diabetes provocam a queda de açúcar no sangue. No entanto, eles podem fazer descer tanto, a ponto de levar a uma hipoglicemia fatal, ou provocar vários outros efeitos colaterais.
A proteína
A injeção de doses de FGF1 em ratinhos obesos com diabetes mostrou um impacto surpreendente no metabolismo: os especialistas observaram que a administração de uma única dose fez a glicose cair ao nível normal no sangue em todos os testes realizados.
foto: Reprodução – Cientistas do Salk Institute for Biological Studies – EUA
“Muitos estudos anteriores alegavam que a administração de FGF1 não tinha efeito em ratinhos saudáveis, mas quando a injetamos em ratinhos diabéticos constatamos uma melhoria notável na glicose”, disse Michael Downes, da equipe de pesquisa.
Outra boa notícia é que a proteína, mesmo em doses elevadas, não apresentou efeitos colaterais e nem deixou que o açúcar caísse a níveis abaixo do desejável.
Fonte: Só Notícia Boa com informações do Boas Notícias.