Aproveitando a data em que McFly desembarca em “De volta para o futuro 2”, exatamente 21 de outubro de 2015, a Toyota preparou um lançamento especial do Mirai no mercado norte-americano
O modelo se transformou em carro do filme, substituindo o DeLorean DMC-12, original máquina do tempo da película.
A empresa aproveitou e comparou os dois veículos, mostrando a capacidade de ser movido com energia proveniente do lixo.
No caso do DeLorean fantasioso do filme, o lixo era diretamente transformado em combustível, enquanto o Mirai utiliza hidrogênio, que poderia ser proveniente de lixo coletado por usinas.
O Mirai pode percorrer cerca de 650 quilômetros com um tanque de hidrogênio, que demora 3 minutos para ser recarregado totalmente.
A partir da mistura entre hidrogênio e oxigênio, se produz a eletricidade que movimenta o veículo.
O carro emite apenas vapor de água ao invés de gases poluentes para o efeito estufa.
Marcas aproveitam data
Se a montadora americana que fazia o DMC fechou as portas há quase três decadas, outras marcas aproveitaram a data em que McFly desembarca em “De volta para o futuro 2”, 21 de outubro de 2015, e criaram ações homenageando o filme.
Antes do lançamento do Mirai, a Toyota convocou os atores Michael J. Fox (Martin) e Christopher Lloyd (Dr. Brown), protagonistas do filme, para comentar as previsões do filme que se passa em 1985, para o, na época, longínquo ano de 2015.
https://youtu.be/xFyY7_hc-14
Na conversa, em uma lanchonete, eles comentam sobre filmes 3D, uma realidade nos dias de hoje, e sobre trocar mensagens por meio de aparelhos de fax, aparelho já ultrapassado. Em outro vídeo, a montadora japonesa anunciou que irá anunciar uma novidade na data.
Já a marca de luxo do grupo, a Lexus, apesar de não ter relacionado sua criação ao filme, desenvolveu um skate voador, chamado de Hoverboard. Um equipamento similar foi mostrado no filme, como algo comum em 2015.
O skate, que é construído com blocos supercondutores, é apenas um protótipo, e não deve ser comercializado.
Skatista Ross McGouran testa o Lexus Hoverboard na Espanha (Foto: Divulgação)
Mercedes-Benz
Outra montadora sem relação com o filme, a Mercedes-Benz criou uma série de filmetes para promover o conceito de veículo autônomo F 015. São três vídeos, que mostram algumas previsões do filme para este ano: robôs que passeiam com cães, a trilha de fogo em que o DeLorean chega ao futuro e o skate voador.
Em todos, o F 015 aparece como parte comum da cena, que sempre termina com os créditos da marca alemã agradecendo do Dr. Brown pela inspiração aos engenheiros da montadora.
Vídeo da Mercedes-Benz com o skate de “De volta para o futuro” (Foto: Reprodução)
Ford
A Ford, conterrânea da extinta DeLorean, criou um vídeo no YouTube, no qual anuncia um novo “acessório” para os modelos Fiesta e Focus. Trata-se de um capacitor de fluxo, o mesmo equipamento que faz com que o DMC-12 viaje no tempo.
No vídeo, a marca ainda faz algumas referências ao filme. Uma delas, é a necessidade de 1,21 gigawatts para que o aparelho funcione. A outra, é que, para que a viagem seja completada, o veículo precisa estar a 88 milhas por hora (141 kn/h). Tudo exatamente como em ‘De volta para o futuro’.
A propaganda ainda adverte aos possíveis compradores, de que o capacitor deve ser utilizado apenas com fins recreativos, e que, interferir em eventos históricos importantes é ilegal e pode trazer consequências inesperadas para toda a humanidade.
Fonte: Auto Esporte