Um inédito transplante de pênis feito nos EUA dá enormes esperanças a homens vítimas de câncer, acidentes ou veteranos de guerras.
A equipe médica do Massachusetts General Hospital, em Boston, anunciou que foi realizado com sucesso o transplante do órgão em Thomas Manning, de 64 anos. Funcionário de um banco em Halifax, Massachusetts, ele foi submetido a uma cirurgia que durou 15 horas, entre 8 e 9 de maio.
Os problemas de Mamming começaram em 2012. Um maquinário pesado caiu sobre ele durante o trabalho e ele foi parar no hospital. No tratamento, os médicos descobriam, acidentalmente, um câncer agressivo e, possivelmente, fatal no pênis. A solução foi remover parte do membro, restando, aproximadamente, 2,5cm do órgão. Com sua nova condição, Mamming precisou urinar sentado e contou ser incapaz de estabelecer qualquer relação amorosa com mulheres. Ele passou a buscar alternativas, como o transplante.
Sua operação experimental foi liderada pelo médico Dr. Curtis L. Cetrulo. “Estamos cautelosamente otimistas”, disse. “São águas desconhecidas para nós”, completou, em entrevista ao The New York Times.
Se tudo correr como o planejado, a micção normal deve ser possível para o Manning dentro de algumas semanas, e a função sexual em semanas ou meses, disse Cetrulo.
Mais transplantes
Outro paciente, que teve o pênis destruído por queimaduras em um acidente de carro, vai receber um transplante assim que um doador compatível estiver disponível, disse o médico.
Cirurgiões da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins também planejam realizar um transplante semelhante em um veterano de combate ferido no Afeganistão, que está na lista de espera há vários meses.
De 2001 a 2013, 1.367 homens nas forças armadas dos EUA sofreram as chamadas lesões do trato geniturinário no Iraque ou no Afeganistão, de acordo com o Departamento de Defesa de Registros de Trauma. Quase todos tinham menos de 35 anos.
Custos
Cetrulo estimou o custo da operação entre US$ 50 mil e US$ 75 mil. Ambos os hospitais estão pagando os procedimentos, e os médicos estão abrindo mão dos seus honorários.
Em todo o mundo, apenas outros dois transplantes de pênis foram relatados: um na China, em 2006, que falhou; e outro na África do Sul, em 2014, em que o paciente teve um filho mais tarde.
Fonte: Seu History por The New York Times