Uma bolsa exclusiva para brasileiros, com tudo pago, permite ao estudante cursar mestrado em Literatura e Cultura Irlandesa, na capital da Irlanda.
A Escola de Inglês, Teatro e Filme da University College Dublin (UCD) está recebendo inscrições para a Maria Helena Kopschitz Scholarship.O bolsista selecionado terá todos os custos pagos por um ano do curso, de setembro de 2019 a agosto de 2020.
Isso inclui também um total de 17 mil euros, pouco mais de 72 mil reais, para que o aluno se acomode e custeie sua vida em Dublin.
Além disso, o bolsista pode dispor de um auxílio de 2 mil euros para despesas com passagens e deslocamento.
Como
Para se candidatar à bolsa de mestrado exclusiva para brasileiros, é necessário enviar os documentos citados (CV, personal statement, histórico acadêmico, comprovação de proficiência em inglês e artigo acadêmico recente, bem como dois contatos de professores que escreverão as cartas de recomendação) para Margaret.O.Kelleher@ucd.ie
As inscrições vão até 30 de abril de 2019.
Mais detalhes sobre a exigência do UCD para a comprovação de proficiência em inglês podem ser vistos neste link.
E neste link tem mais informações sobre o programa de mestrado.
História
Maria Helena Kopschitz foi uma brasileira pioneira nos estudos irlandeses.
Nascida em 1930, ela se formou em Letras Anglo-Germânicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (que então se chamava Universidade do Brasil) em 1956.
Em 1975, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal Fluminense, e em 1985 foi bolsista de pós-doutorado na Queen’s University em Belfast.
Ela traduziu poemas, peças e textos em prosa de autores irlandeses de renome, incluindo a peça de prosa lírica Ping, de Samuel Beckett, e trabalhou com frequência ao lado do poeta concretista Haroldo de Campos.
Também foi responsável por traduzir autores brasileiros para o inglês, e foi vice-presidente da ABEI (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses).
Ela morreu em 2008 e, desde 2014, o UCD, em parceria com sua família, oferecem a bolsa para estudantes brasileiros que queiram fazer o mestrado por lá.
Fonte: Só Notícia Boa com informações da Exame