Cinzas do ator James Doohan, o Scotty de Star Trek foram lançadas ao espaço..

As cinzas do ator que interpretou Scotty em Star Trek foram lançadas em órbita pelo primeiro foguete de propriedade privada para ir para a Estação Espacial Internacional.

O foguete não-tripulado Falcon 9 decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, às 08:44 hora local nesta manhã, com uma cápsula contendo os restos mortais de James Doohan e de 307 outras pessoas.

A cápsula foi lançada nove minutos após o lançamento do vôo SpaceX e vai orbitar a Terra por um ano antes de ser puxado de volta para a atmosfera e se desintegrar.

A principal missão do Falcon 9 era entregar uma cápsula chamada Dragon – que contém alimentos e roupas – para os astronautas na Estação Espacial Internacional.

SpaceX – que é propriedade do bilionário Sul Africano Elon Musk – já detém contratos no valor combinado de US $ 3,5 bilhões para levar carga para a estação. A companhia também está entre as quatro empresas que estão competindo para construir táxis espaciais para levar astronautas, turistas e pesquisadores de fora da NASA.

Falcon 9 deveria ter sua decolagem no sábado, mas o lançamento foi cancelado no último segundo para que uma válvula de motor defeituoso pudesse ser substituída.

Doohan foi o sinônimo da engenharia de Star Trek e era famoso por ter uma frase de efeito, “Beam me up Scotty”.

O ator canadense morreu em 2005, aos 85 anos, e pediu que seus restos fossem levados para o espaço. Em 2007, suas cinzas teriam alcançado o espaço suborbital por vários minutos, mas foram caindo por três semanas até que foram encontradas no Novo México.

Um ano mais tarde SpaceX tentou coloca-los em órbita, mas o foguete explodiu e caiu no Oceano Pacífico.

Fonte: Agencias Internacionais por FFESP – Federação da Frota Estelar São Paulo (Fã Clube de Jornada nas Estrelas)