As cinzas do ator que interpretou Scotty em Star Trek foram lançadas em órbita pelo primeiro foguete de propriedade privada para ir para a Estação Espacial Internacional.
O foguete não-tripulado Falcon 9 decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, às 08:44 hora local nesta manhã, com uma cápsula contendo os restos mortais de James Doohan e de 307 outras pessoas.
A cápsula foi lançada nove minutos após o lançamento do vôo SpaceX e vai orbitar a Terra por um ano antes de ser puxado de volta para a atmosfera e se desintegrar.
A principal missão do Falcon 9 era entregar uma cápsula chamada Dragon – que contém alimentos e roupas – para os astronautas na Estação Espacial Internacional.
SpaceX – que é propriedade do bilionário Sul Africano Elon Musk – já detém contratos no valor combinado de US $ 3,5 bilhões para levar carga para a estação. A companhia também está entre as quatro empresas que estão competindo para construir táxis espaciais para levar astronautas, turistas e pesquisadores de fora da NASA.
Falcon 9 deveria ter sua decolagem no sábado, mas o lançamento foi cancelado no último segundo para que uma válvula de motor defeituoso pudesse ser substituída.
Doohan foi o sinônimo da engenharia de Star Trek e era famoso por ter uma frase de efeito, “Beam me up Scotty”.
O ator canadense morreu em 2005, aos 85 anos, e pediu que seus restos fossem levados para o espaço. Em 2007, suas cinzas teriam alcançado o espaço suborbital por vários minutos, mas foram caindo por três semanas até que foram encontradas no Novo México.
Um ano mais tarde SpaceX tentou coloca-los em órbita, mas o foguete explodiu e caiu no Oceano Pacífico.
Fonte: Agencias Internacionais por FFESP – Federação da Frota Estelar São Paulo (Fã Clube de Jornada nas Estrelas)