Até o dia 2 de junho, postos fixos disponibilizarão 33 mil doses gratuitas da vacina para cães e gatos de Araraquara
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setor da Vigilância Ambiental, a Prefeitura deu início nesta segunda-feira, dia 28 de maio de 2012, à Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Araraquara.
Até o dia 2 de junho, serão montados postos fixos de vacinação em vários bairros da cidade, além de um posto fixo, na Praça Pedro de Toledo, no Centro.
Neste mesmo período, o Centro de Controle de Zoonoses, localizado no Parque Pinheirinho, também realizará a campanha anti-rábica.
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Feiz Mattar, a expectativa é vacinar, neste período, 33 mil cães e gatos na cidade.
“É muito importante que as pessoas levem seus animais de estimação para receberem a dose da vacina”, alerta Feiz.
Ainda segundo o coordenador, Araraquara desenvolve a campanha em razão do trabalho efetivo da Vigiliância Ambiental, que detectou dois morcegos com a doença na cidade. “A Vigilância é atuante e está atenta para cumprir o seu papel”, disse Feiz.
Conforme o calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, com a abertura da campanha dias 28 e 29 de maio, no posto fixo instalado no Pronto Socorro do setor 3 do Jardim Roberto Selmi Dei, que funcionará das 8h às 16h.
Este posto atenderá a todos os cinco setores do Selmi Dei, e os bairros Jardins São Rafael, Indaiá, Veneza, Imperador e outros bairros adjacentes, ou próximos.
Sequência
Nos dias 30 e 31 de maio, será instalado o posto fixo do bairro Trancredo Neves-Cecap, na Praça “Maria Valéria Galvão Medina”, ao lado do Telecentro.
Funcionará das 8h às 16h, e atenderá além dos bairros Cecap I e II, os Jardins Iguatemi, Vitório De Santi, Cruzeiro do Sul I e Iedda e adjacências.
Na sequência da campanha, a vacinação anti-rábica será realizada nos dias 1º e 2 de junho, sempre das 8h às 16h, no posto do bairro Vale do Sol, na quadra de esportes do CAIC.
Também serão atendidos neste posto cães e gatos dos bairros Águas do Paiol, Igaçaba, Paraíso, Nova Araraquara, Lupo I e Lupo II e adjacentes.
Posto central
E entre os dias 28 de maio e 2 de junho, haverá um posto fixo da campanha na Praça Pedro de Toledo, que atenderá a região central da cidade, mais os bairros São José, Carmo, São Geraldo e adjacências, Parque das Laranjeiras e vizinhos e os bairros da Grande Vila Xavier.
Vale destacar que a dose da vacina da campanha realizada pela Prefeitura é gratuita. Nas clínicas veterinárias particulares de Araraquara elas custam, em média, R$ 35.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação, Prefeitura de Araraquara.