Estudo afirma que bebês procuram no mundo um tipo de material de aprendizagem que seja mais eficiente.
Os recém-nascidos tentam constantemente compreender o mundo à sua volta e fazem isso buscando por situações que não sejam muito simples, nem muito complexas.
Escrevendo no periódico PLoS One, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Rochester chama isso de “efeito Cachinhos Dourados”.
Os recém-nascidos “procuram no mundo um tipo de material de aprendizagem que seja para eles o mais eficiente”, afirmou a principal autora do estudo Celeste Kidd, cientista cognitiva da universidade.
A equipe da cientista mediu os padrões de atenção de 72 recém-nascidos, com 7 e 8 meses, enquanto assistiam a animações de vídeo à medida que um aparelho de rastreio da visão abaixo da tela acompanhava seus olhares. Os recém-nascidos perderam o interesse quando a ordem de exibição dos objetos na tela se tornou previsível demais. Eles também perderam o interesse quando a sequência se tornou muito surpreendente e aleatória.
O estudo sugere que os recém-nascidos estão muito mais ativamente empenhados em procurar por informações no mundo do que se pensava, afirmou Kidd.
Isso significa que eles não precisam de brinquedos atraentes para aprender, afirmou a autora. Um ambiente razoavelmente estimulante fornece uma grande variedade de possibilidades.
“Todos os pais querem oferecer a seus filhos as melhores oportunidades possíveis”, afirmou. “Contudo, as crianças brincam com qualquer coisa que esteja à sua frente e fazem o melhor que podem com isso.”
Fonte: IG