Nave que substitui ônibus espaciais americanos deve ser lançada em 2014.Primeiro voo de teste será sem tripulação; missões devem ser longas.
A primeira cápsula tripulada a substituir a geração dos ônibus espaciais americanos chegou nesta segunda-feira (2) ao Centro Espacial Kennedy da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida.
No local, os técnicos da agência espacial dos EUA vão deixar a nave Orion em pleno funcionamento para o primeiro voo teste, sem tripulação, previsto para 2014.
A cápsula de alumínio deve ser a mais avançada já projetada pela Nasa, com capacidade para abortar a missão em eventuais emergências, sustentar os astronautas em uma viagem espacial e fornecer uma reentrada segura à atmosfera terrestre.
O lançamento inaugural da Orion é chamado de Voo Teste de Exploração 1 e deve percorrer uma altitude de 5.700 quilômetros, distância superior a 15 vezes a extensão entre a Terra e a Estação Espacial Internacional. A previsão é de que essa missão dure apenas algumas horas.
Na ocasião, a nave será lançada por um foguete Delta IV e carregada com vários instrumentos para avaliar como ela se comporta durante o lançamento, no espaço e nas altas temperaturas da volta ao planeta.
A Orion vai imitar as condições de retorno que os astronautas enfrentam quando chegam de viagens em órbita baixa. Ao reentrar na atmosfera, o escudo térmico da cápsula deve suportar temperaturas de mais de 2.200° C, as maiores que qualquer nave aguentou desde que o homem voltou da Lua.
O retorno deve ocorrer a uma velocidade de 40 mil quilômetros, cerca de 8 mil quilômetros por hora mais rápido que qualquer nave espacial já desenvolvida. A aterrissagem final acontecerá na água.
Passada essa primeira fase, a Orion deve levar astronautas para missões bem distantes da Terra, como Marte e um asteroide. Será a primeira vez que o homem vai viajar para além da órbita da Terra desde que a Apollo 17 pousou na Lua, em 1972.
A solda da cápsula foi concluída na semana passada em uma fábrica de Nova Orleans, mesmo local onde foram construídos os tanques externos dos ônibus espaciais.Para 2017, a Nasa prevê a inauguração do Sistema de Lançamento Espacial, um foguete parecido com o Saturno V, que lançou a Apollo, para as futuras missões da Orion.
Fonte: G1