Charles Elwood “Chuck” Yeager (13 de fevereiro de 1923), conhecido por ser a primeira pessoa a “quebrar” a barreira do som. Yeager se alistou na USAF em 1941, então com dezoito anos de idade. Ele trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na segunda grande guerra. Ao retornar, entrou para a escola de pilotos de testes, onde logo se firmou como superior sendo selecionado dentre os 125 pilotos para voar no X-1. Em 14 de outubro de 1947, Yeager quebra a barreira do som acima da cidade de Victorville, Califórnia. Durante os anos 1950, Yeager voou muitas aeronaves de teste para a USAF e investigou vários acidentes. Em 1960 ele foi apontado como diretor da escola espacial da base de Edwards.
Sessenta e cinco anos depois de se tornar o primeiro homem a voar mais rápido que a velocidade do som, e sempre com um sorriso no rosto, o brigadeiro general aposentado da Força Aérea dos EUA Charles E. “Chuck” Yeager ainda está deixando sua marca na aviação e mais uma vez rompendo a barreira do som.
Com 89 anos de idade, Chuck Yeager, que foi destaque no filme “Os Eleitos” (The Right Stuff), voou no assento traseiro de um jato F-15D Eagle, marcando o aniversário do histórico voo a bordo do avião-foguete experimental Bell X-1 que ele pilotou no dia 14 de outubro de 1947. Veja a seguir o vídeo do histórico voo em 1947.
O F-15D Eagle do 65° Esquadrão Agrressor decolou às 9:24 hora local da Base Aérea de Nellis, em Nevada, perto de Las Vegas, e quebrou a barreira do som à mais de 30.000 pés acima do Deserto de Mojave, na Califórnia, às 10:24 da manhã de domingo, exatamente no minuto que então o piloto de testes da Força Aérea dos EUA fez história há 65 anos atrás, exatamente no local onde Yeager conseguiu a façanha, o lago seco Muroc, onde agora está localizada a Base Aérea de Edwards, que também comemora seus 65 anos.
Após pousar às 11:07 hora local, Yeager disse que ele controlou a aeronave durante o voo até a Faixa de Teste de Voo em Edwards e depois na volta, mas Vincent pilotou o F-15D durante a descida de 45.000 pés para 30.000 pés quando o caça foi estabilizado e ultrapassou a barreira do som a Mach 1,4. O caça F-15D foi recebido ainda na pista em Nellis por jatos de água dos caminhões dos bombeiros que saudaram o especial piloto.
Yeager disse a jornalistas no domingo que ele permanece grato pelo o que seu serviço junto a Força Aérea dos EUA permitiu-lhe alcançar. Ele voou mais de 350 tipos de aviões em todo o mundo. A esposa de Yeager, Victoria, disse que ele estava ansioso para voltar a promulgar o vôo histórico.
Yeager fez o primeiro vôo supersônico no avião-foguete Bell X-1, então conhecido como XS-1 (letras de experimental e supersônico). O avião-foguete foi anexado abaixo de um avião B-29 e Yeager – com duas costelas quebradas devido a um acidente durante um passeio a cavalo no dia anterior – desceu em voo pela escotilha aberta do compartimento de bombas do B-29 até o X-1. Por causa de sua lesão, ele trancou a escotilha usando um cabo de vassoura serrado antes de embarcar.
Durante seu voo histórico em 1947, atingou a marca de Mach 1,07 (650 mph) à 42 mil pés. Coincidentemente, um outro feito histórico foi registrado no mesmo dia, quando Felix Baumgartner rompeu a velocidade do som em queda livre no mesmo dia, mas agora em 2012.
Veja o vídeo do primeiro voo supersônico de Chuck Yeager, baixe o volume do player da rádio.
https://youtu.be/Fw03cFiQ5dc
Fonte: Cavok