Anatel busca voluntários para programa de testes de velocidade de banda larga

A medição da qualidade da banda larga no Brasil (homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações) saiu do papel e vai começar agora, no dia 31 de outubro. Este controle vai permitir que a Anatel cobre, multe quando necessário e, assim, faça com que as operadoras melhorem a qualidade do serviço prestado em todo o país.

A medição será feita através de um roteador comum, igual a estes que usamos para a internet sem fio em casa.

“É um roteador normal, no qual a única coisa foi feita foi uma alteração no software. Este novo software vai permitir fazer as medições e requisitos à internet, baixando filmes e músicas e exigindo da internet para que a gente possa testar sua velocidade”, diz José Onto, diretor da EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade).

Nestas medições, serão avaliados indicadores como velocidades de download e upload, latência, variação da latência e perda de pacotes. A tecnologia para medição é a mesma usada e aprovada em mais de 35 países mundo afora; entre eles o Reino Unido e os Estados Unidos.

Para realizar esse serviço, a EAQ – responsável pelo projeto –, precisa de 8 mil a 12 mil voluntários em todo o Brasil.

“Os voluntários são selecionados por região, por operadora e pela velocidade que ele tem em sua banda larga”, explica Onto.

Sem qualquer custo, as pessoas selecionadas receberão em casa os equipamentos que deverão ser instalados junto aos seus modems de acesso à internet. Qualquer pessoa que utilize banda larga no país poderá se cadastrar.

É importante dizer que o voluntário, que também pode ser uma pessoa jurídica, não terá qualquer intervenção na qualidade do seu serviço ao instalar este roteador.

“Ele só funciona quando o usuário, ou o dono da banda larga não estiver usando”, afirma José Onto.

Para se cadastrar clique aqui: www.brasilbandalarga.com.br

Fonte: Olhar Digital