Conviva Down promove caminhada neste domingo

Conviva Down promove caminhada neste domingo, organizadores solicitam doação de um quilo de alimento não perecível ou material de higiene pessoal para o Lar Nosso Ninho

O grupo Conviva Down vai promover uma caminhada neste domingo (2) às 9h, na Praça Major Abel Fortes (Parque Infantil), na Região Central de Araraquara. Segundo a coordenadora do grupo, professora doutora Márcia Duarte, da Universidade de São Carlos (UFSCar), “o objetivo do evento é ampliar a sensibilização da luta dos portadores da síndrome por uma maior interação social e também abrir o leque para a inclusão ao grupo de novos voluntários”.

“A caminhada faz parte do calendário da Virada Inclusiva promovida pelo Estado de São Paulo para divulgar o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência e é aberta a toda população. Também teremos uma tenda com brincadeiras construtivas, para que os participantes sintam as dificuldades das pessoas com deficiência, e um palco para atividades físicas de aquecimento”, completa a doutora.

A assessora especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Elisa Rodrigues, destaca que o Grupo Conviva Down recebe apoio da Assessoria, criada pelo prefeito Marcelo Barbieri e que possui uma sede própria utilizada pelo Grupo Conviva Down para as reuniões.

Os organizadores solicitam aos participantes a doação espontânea de um quilo de alimento não perecível ou material de higiene pessoal. O montante da arrecadação será destinado ao Lar Nosso Ninho.

Para o administrador de empresa Sérgio Luiz Ferreira, que atua voluntariamente desde a fundação do grupo, o principal mérito do grupo foi a interação das famílias dos portadores da síndrome.

“Criou-se um forte vínculo entre as famílias e já realizamos apresentação teatral; feijoada beneficente; curso de culinária no Espaço Kaparaó; dança no Centro Afro. O trabalho voluntário é muito gratificante e a atuação da Prefeitura é fundamental”, afirma Sérgio.

Os avanços do grupo são comemorados por todos, especialmente pela mãe Cátia Zanin. “O sonho do meu filho Artur, de 23 anos, de arrumar uma namorada foi concretizado dentro do grupo. Ele está feliz e eu também de participar das conquistas do grupo”, projeta Cátia.

O grupo se reúne as segundas-feiras na sede da Assessoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (PCD), na Rua Carvalho Filho, 162, das 19h às 21h. Mais informações pelo telefone (16)3332-7253.

Kaparaó

A Prefeitura, por meio do Espaço Kaparaó, oferece uma turma especial de culinária para pessoas com Síndrome de Down. O módulo que abordou produtos para o Natal já terminou e agora terão início as aulas sobre doces de frutas e geleias. Uma nova turma será formada no próximo ano e as inscrições estão abertas. As aulas acontecem uma vez por semana. Os cursos são gratuitos e desenvolvidos em parceria com o Senai.

O Kaparaó fica na Avenida Doutor João Pires de Camargo, número 1382, na região do bairro Santa Angelina. Os telefones são 3324-8809 e 3336-4866.

Propostas em Brasília

A assessora especial e conselheira estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Elisa Rodrigues, defenderá propostas dos eixos temáticos educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional na Conferência Nacional PCD neste fim de semana em Brasília. “Estaremos discutindo propostas sobre eixos temáticos discutidos em conferência estadual”, adianta a assessora.

A Conferência Nacional será realizada no período de 3 a 6 de dezembro. Já o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é oficialmente em 3 de dezembro, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1982.

Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE ARARAQUARA-SP