Dinheiro compra felicidade?

Muita gente defende que “dinheiro não traz felicidade”, com receio de que defender o oposto soe superficial. Ao mesmo tempo, sabe-se de muitos casos de pessoas ricas que entram em depressão, a despeito de todo o conforto material que têm. Mas então, dinheiro traz felicidade? Depende de como você o gasta.

Usando uma simpática animação (sem legendas em português, infelizmente), a equipe do canal AsapSCIENCE explica a correlação entre dinheiro e felicidade (e como podemos nos beneficiar com ela).

“Humanos são sensíveis a mudanças. Quando recebemos um aumento ou gratificação, ficamos felizes”, explica. “Mas nós nos adaptamos rapidamente. Alguns estudos mostraram que, nos Estados Unidos, uma renda adicional de US$ 75 mil [cerca de R$ 150 mil] por ano não causa impacto na felicidade diária”.

Pessoas que ganham na loteria, contrariando o que muita gente pensa, “frequentemente contam que ficam extremamente infelizes; elas acabam gastando todo o dinheiro, fazendo dívidas e arruinando relações sociais”.

Assim, no lugar de gastar dinheiro consigo mesmo, os autores do vídeo sugerem que você gaste com outra pessoa – mesmo que você não a conheça (como no caso de doações para caridade). “A maneira específica como você gasta o dinheiro com outro não importa: de presentes triviais a grandes doações, gastar algo com os outros aumenta sua felicidade”.

Se for gastar dinheiro com você mesmo, os autores aconselham que busque experiências (como viagens e eventos) ao invés de objetos materiais: o impacto na felicidade é mais duradouro. “E, enquanto economiza para grandes experiências, não se esqueça de pequenas alegrias da vida; muitos prazeres pequenos ajudam a passar os dias e encorajam mudanças, que estimulam o cérebro”.

Vídeo em Inglês

Fonte: Hypescience por [Youtube]