Bola de fogo misteriosa é avistada durante noite na Espanha

Bola de fogo misteriosa é avistada durante noite na Espanha e por alguns segundos, iluminou a noite de Madrid como o dia. O Fireball Meteor Group e da Universidade Complutense de Madrid (UCM) acaba de lançar o vídeo mostrando o flash espetacular que causou a explosão de um objeto celeste durante as primeiras horas da última sexta-feira, e era visível em grande parte do país, especialmente no centro da cidade.
Embora seja cedo para dizer, Alejandro Sanchez de Miguel, um astrofísico no centro, acredita que quase certamente foi um fragmento de cometa. Segundo disse ao ELMUNDO esta bola de fogo brilhante é a maior já detectada na Espanha.
Apesar de ter sido inicialmente discutida a possibilidade de que era um meteorito o pesquisador acredita que o pedaço de gelo rompeu-se na atmosfera e se desintegrou. Assim, enquanto ainda se realiza um estudo do fenômeno, é considerado muito improvável que seja encontrado remanescentes da queda.
As imagens divulgadas pelo Observatório de Madrid, localizado na Faculdade de Ciências Físicas, UCM, foram registradas em 13 de Julho de 02.05 horas da manhã, quando não havia nenhum pesquisador no edifício. Este centro faz parte da Rede Espanhola de Pesquisa sobre Fireball (NWHS), da qual controla esses objetos.
A potência da explosão permitiu gravações que foram obtidas também em estações da rede. No total, foram coletados dados de nove centros:. Sevilha, Huelva, Arenosillo, Madrid, Hita Villaverde do Ducado, Sierra Nevada, Bootes-1 e La Cañada de Sevilha foi o primeiro a dar o alarme.
Uma explosão em 40 km. altura
Segundo o pesquisador, a câmera avistou o centro do objeto quando ele tinha cerca de 100 km de altitude, embora a vista mais espetacular desse fenômeno ocorreu quando atingiu cerca de 40 quilômetros de altura. Nessa altura, como mostrado no vídeo, explodida causando um flash maciço. O objeto colidiu com a atmosfera terrestre em alta velocidade, fazendo com que sua temperatura aumentasse dramaticamente, superando os 4.500 ° C.
Inúmeras testemunhas viram o fenômeno, registrando nas redes sociais. Os serviços de emergência também recebeu inúmeros telefonemas de cidadãos alertando a queda de um meteorito. De acordo com os NWHS, a onda de choque gera uma estrondo que pode ser sentida em alguns segundos depois de áreas que iluminaram a noite.
Cuidado ao falar sobre meteoritos
Jesus Martinez Frias, pesquisador do Centro de Astrobiologia ( CSIC / INTA, associado ao Instituto de Astrobiologia da NASA ) acredita que, de fato, pode ter sido um fragmento de cometa, mas “para fins de rigor científico”, preferiu esperar até a publicação da investigação a respeito, antes de emitir uma opinião “, especialmente quando há outros colegas que estão envolvidos”.
A cautela, diz ele, é importante na classificação desses fenômenos para se afirmar que um meteorito caiu.
Martinez-Frias explica em uma de suas obras, “é muito importante notar que mesmo se houver uma bola de fogo espetacular, prefere não falar sobre meteoritos até que haja um material que tenha sido estudado e verificado como de origem extraterrestre.
Para assistir ao vídeo baixe o volume do player da rádio.
.
https://youtu.be/O6pVLUkLnBo
.
Fonte: El Mundo