SATURNO: POR QUE NÃO É POSSÍVEL POUSAR FOGUETES NO PLANETA DOS ANÉIS?

Com o avanço das explorações espaciais em Marte, muitas pessoas começam a perguntar se não seria possível fazer isso com outros planetas, em especial Saturno. Afinal, nosso vizinho tem algumas belezas naturais que seriam bem interessantes de serem vistas por perto, como seus anéis.

Entretanto, há alguns percalços que tornam inviável enviar qualquer pessoa para lá.

Por que não dá para pousar em Saturno?

Apesar de muitas pessoas na internet acharem que tudo é teoria da conspiração e que explorações espaciais não passam de conversa, há alguns fundamentos reais que devem ser considerados antes de enviar qualquer astronauta para Saturno.

Um ponto importante é o fato que Saturno é conhecido como um gigante de gás, e só por aí já temos um grande problema, já que não haveria superfície para que os astronautas pudessem pisar e, consequentemente, explorar.

De maneira muito parecida com a formação que vemos em Júpiter, o planeta famoso por seus anéis é formado em sua totalidade por hidrogênio e hélio, além de trazer em sua composição alguns traços de gelo que contém água, amônia e metano. Outro ponto é que na profundidade do planeta o hidrogênio se torna líquido sob pressão, e ainda abaixo disso acontece o mesmo com o hélio.

É válido mencionar ainda que Saturno também possui altas temperaturas, além de uma pressão imensa que provavelmente traria consequências gravíssimas para qualquer pessoa. Para se ter uma ideia, a pressão na Terra é pouco menor que 1 bar, enquanto a encontrada no planeta rodeado por anéis ultrapassa 1 milhão bar.

Por fim, mas não menos importante, é preciso citar o fato de ser um planeta que não apresenta uma superfície definida e girar muito rápido (para se ter uma ideia, um dia lá tem pouco mais de 10 horas), além de outros elementos que fazem uma visita para Saturno ser algo deletado de qualquer lista de planos.

Exploração quase próxima

Até hoje, o mais próximo que uma espaçonave enviada pela Terra chegou de Saturno foi com a Pioneer 11 (em 1979), a Voyager 1 e 2 (1980) e com a Cassini, que em 2004 foi inserida na órbita do planeta e liberou a sonda Huygens na lua Titã.

Dessa forma, a única maneira segura de visualizar o que Saturno tem a oferecer é com o que vemos em alguns jogos, como Starfield, que permite visitar diversos planetas e explorar o que (possivelmente) está em seu interior de maneira segura.

Fonte: Mega Curioso