Entenda se o chá de banana emagrece
“O chá de banana por si só não é uma bebida com propriedades comprovadas para emagrecimento. Apesar de conter alguns nutrientes benéficos, como fibras e antioxidantes, o chá de banana não possui substâncias específicas que promovam a perda de peso de forma direta”, garante em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista da MedSculp Carmem Camiran.
Então, Carmem admite que o pode ocorrer é que o consumo do chá de banana conciliado com uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos interfere no processo de emagrecimento, mas que não é específico a esse chá.
Outro acréscimo da Camiran é que esse chá é vantajoso para a saúde, exemplo: auxílio na qualidade do sono devido à presença do aminoácido triptofano, que pode ser convertido em serotonina, neurotransmissor relacionado ao relaxamento e bem-estar. Em seguida, garante que não há dose diária recomendada.
“Não existe uma dose diária padronizada para o consumo de chá de banana, pois seu uso é geralmente mais associado ao consumo das cascas de banana, que pode variar dependendo do preparo e da quantidade utilizada”, confirma a nutricionista.
Dessa maneira, se um sujeito deseja consumir o chá de banana regularmente, a opção é pela consulta com um profissional de saúde ou nutricionista para obter orientações precisas sobre as suas necessidades e objetivos.
Chá de banana impacta positivamente ou não para um esportista?
“O chá de banana pode trazer benefícios para esportistas, especialmente devido à presença de potássio e outros nutrientes. Que auxiliam na hidratação e na saúde muscular. O potássio é importante para a contração muscular e pode ajudar a prevenir cãibras durante atividades físicas intensas. Além disso, a presença de antioxidantes no chá de banana pode contribuir para o combate ao estresse oxidativo gerado pelo exercício. Ajudando a proteger as células do organismo”, responde a profissional.
Quem não pode tomar chá de banana?
“O chá de banana é geralmente seguro para a maioria das pessoas quando consumido em quantidades adequadas. No entanto, algumas pessoas podem ser alérgicas a compostos presentes nas bananas, como a proteína da látex. Nesse caso, devem evitar o consumo do chá de banana. Além disso, pessoas com histórico de alergias alimentares devem ter cuidado e consultar um profissional de saúde antes de experimentar o chá de banana. Também vale destacar que o chá de banana não possui recomendação de tratamento exclusivo para nenhuma condição médica. E indivíduos com necessidades específicas de saúde devem sempre buscar orientação profissional antes de adicionar qualquer novo alimento ou bebida à sua dieta diária”, encerra a nutricionista Carmem Camiran.